terça-feira, 17 de julho de 2012

Ladões de Bicicleta, filme de Vittorio de Sica lançado em 1948 é considerado um dos clássicos do neo-realismo italiano. Esse filme é rodado no período pós-guerra em que a cidade de Roma estava um caos, todos desesperados por emprego tentando reconstruir suas vidas.
O filme retrata um pouco do que acontecia na época, contando a historia de Antonio Ricci, um pai de família que compra uma bicicleta para ir trabalhar, mas é roubado, desesperado ele inicia uma verdadeira caça a sua bicicleta com o filho Bruno e seus amigos, pelas feiras clandestinas e nas ruas mas todas as tentativas perecem ser em vão. Com suas esperanças esgotadas e no cumulo do desespero ele rouba uma bicicleta qualquer e é pego.
Uma cena muito marcante é quando ele chega no primeiro dia de trabalho com a bicicleta no ombro como se ela fosse uma criança que necessitasse de cuidados especiais, a bicicleta para ele é mito mais que um instrumento de trabalho é a esperança de dar a família uma vida melhor.
Outra cena que muito chama atenção é quando Antonio Ricci sai vagando pelas ruas, com seu filho completamente envergonhado e desesperançado e fecha o filme ai. Sica tenta colocar no filme os fantasmas que assombram a Itália depois guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário